PastorBatista

Sunday
Sep 05th
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Questões Polêmicas Batizar amasiado

Batizar amasiado

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

O que é o casamento? Quando ocorre o casamento? Um casamento realizado apenas no cartório é considerado válido. E o contrário, ou seja, realizado apenas na Igreja, teria o mesmo valor? Por quê? Quando o Código Brasileiro Civil não existia, como as pessoas eram consideradas casadas? Por que as Igrejas Evangélicas não batizam pessoas amasiadas?

Para encontrar estas respostas, vamos primeiro analisar um pouco da história do casamento. Conhecemos o passado para entendermos o presente.

 

O casamento em algumas culturas antigas e tribais

De acordo com o texto atribuido ao Pr. Damy Ferreira, da Igreja Batista de Osasco, algumas culturas não concebem o casamento de forma como costumamos conceber. Ele diz:
Um breve passeio pela história profana, mostra que o assunto não é bem definido. Will Durant, um historiador ateu, mas considerado pelos críticos um dos mais imparciais em termos de história e documentário, começa seu relato dizendo que "casamento é a associação do macho e da fêmea para fins de proliferação" (História da Civilização, Will Durant, Vol. I, pp.41/42). Will Durant, naturalmente, não crê na Bíblia e não aceita a idéia original do casamento, que foi instituído por Deus com toda a exuberância que o ato merece(...). No seu relato, Will Durant traz algumas informações interessantes:
‘1. Em Futuna e Havaí, a maior parte dos nativos não se casavam, pelo menos no tempo deste historiador.
2. Os Lubus, juntavam-se indiscriminadamente sem qualquer concepção de casamento.
3. Certas tribos de Bornéu, são sexualmente livres como os pássaros.
4. Na primitiva Rússia, os homens se utilizavam das mulheres sem qualquer distinção e nenhuma mulher tinha um macho fixo.
5. Os pigmeus africanos não conheciam o casamento, e seguiam simplesmente seu instinto.’”

Podemos notar que em muitas culturas a idéia de casamento simplesmente não existe, ou não existia. Entretanto, estes não são os únicos exemplos que podemos tomar.

O que é o casamento?
Encontrei várias definições de casamento. Algumas técnicas, outras religiosas. Reproduzi as que achai mais interessantes, sem levar em conta o mérito de quem as definiu.
A. A união civil de duas pessoas
B. A associação de homem e mulher com fins de procriação
C. É o ideal de vida para o ser humano de acordo com a vontade de Deus – Gn 2.21-22
D. “Uma aliança estipulada por Deus. Ml 2.14” (REIS, Gildásio, Bíblia World Net.  disponível em <
http://www.uol.com.br/bibliaworld/igreja/estudos/vida036.htm> Acessado em 12 out 2006.)

O casamento na Bíblia
Muitos dizem que foi Deus quem celebrou o primeiro casamento, entre Adão e Eva. Mas não há ali qualquer referência a uma cerimônia sendo realizada. Talvez ela até possa ter existido, porém não foi relatada. Sendo razoável que por esta omissão admita-se que ela não tenha ocorrido, é razoável dizer que um casamento pode ser válido mesmo sem uma cerimônia formal? Penso que sim.
Como tendo em vista não haver igreja, pastor, padre, cartório, juiz de paz nem sociedade, tão somente Adão e Eva, não poderíamos, eu reconheço, tomar este tipo de casamento como o modelo padrão.
Por todo o VT o fator civil era desnecessário, mas todos os casamentos eram atos públicos. Toda a sociedade sabia que em um dia um homem e uma mulher eram solteiros e no outro, casados.

Via de regra, devido à inexistência de cartórios e códigos civis, os casamentos no VT eram celebrados pelos pais dos noivos, quase sempre dentro da mesma família e eram atos públicos, normalmente uma festa marcava a transição do estado civil de solteiro para casado.
Alguns episódios fugiram a estas regras, em todo ou em parte. Em Gn 24.62-67 lemos que o casamento de Isaque e Rebeca bem poderia ser tido hoje como um “morar juntos”. Em Dt 21.10-13 Deus “oficializa” um tipo de casamento muito estranho para nós hoje. Os homens de Israel já estavam pré-autorizados a se tornarem maridos de mulheres de outros povos que fossem derrotados por eles. Não haveria nenhum ritual a cerimônia, a não ser o de purificação ou luto, conforme o texto.

No Novo Testamento parece que se seguiram aos costumes do Velho Testamento, pelo que podemos deduzir da parábola das virgens - Mt 25 e pelas alegorias do Apocalipse.

Na Grécia antiga o casamento era um assunto privado, sema intervenção ou anuência do Estado (a polis). Havia um noivado prévio, porém não havia namoro. Os pais é que acertavam este noivado. Os sacerdotes não participavam da cerimônia, necessariamente. Já na Roma antiga bastava que um homem e uma mulher tivessem coabitado para se tornarem marido e mulher, desde que tivessem a idade legal mínima, a capacidade jurídica e o consentimento, dos noivos e dos pais. No entanto, esta condição foi mudando no crescer dos anos.

O casamento no Brasil.

No Brasil, até 24 de janeiro de 1890, apenas o casamento realizado pela Igreja Católica era válido. Foi a partir desta data que o casamento oficial passou a ser o casamento civil. Em sendo assim, o Brasil, pela lei, só eram casadas as pessoas que o fizessem no plano civil. O casamento religioso passa a não mais ter nenhum significado.

A partir do Novo Código Civil de janeiro de 2003, passou-se a considerar os amasiados como casados de fato até mesmo dando direitos, especialmente à mulher, como se casada de direito (no papel) o fosse. Além disso, não é de hoje que a sociedade reconhece amasiados como se cassados o fossem, pelo provérbio amigado com fé, casado é.

Enfim, podemos batizar pessoa amasiada?

Tudo o que foi dito até tem como propósito avaliar biblicamente se é lícito ou não batizar pessoa que não é casada mas vive como se fosse, o popular amasiado (que daqui para frente chamarei de casado de fato.

A maioria das Igrejas evangélicas, ao menos no Brasil, não batiza uma pessoa casada de fato. O mais comum no nosso caso é aquele em que a mulher se converte e é casada de fato e por qualquer razão o esposo não consente em se casar no papel. Ela não é batizada, apesar de ter um testemunho de vida ilibado. Em algumas Igrejas ela até assume cargo importantes, mas não participa da ceia porque não á batizada. Por quê?

Alguns dizem que com base na Bíblia, devemos respeitar as leis do país e no Brasil casamento de direito é só no civil. É um bom argumento, mas agora a lei mudou, e considera o casado de fato com os mesmos direitos do casado de direito.

Com todo o exposto acima, vemos que o conceito de casamento legal variou muito. Concluímos que:
1- A Bíblia não dá um modelo de casamento legal, deixando isto para cada cultura definir
2- O casamento legal também varia de cultura para cultura
3- Se a lei brasileira considera casado de fato como se direito fosse, não devemos (ou podemos) fazer o mesmo?
4- Se a pessoa convertida é salva, ou seja, dá testemunho de novo nascimento, por que negar-lhe o batismo? Desde quando a Bíblia aponta o não casamento de direito como impeditivo ao batismo? Aliás, a única condição para a pessoa ser batizada é fé e arrependimento, ainda que permaneça pecadora.

Isto posto, estou convencido que não batizar alguém casado de fato é preconceito, ainda que vindo de uma boa fé e excesso de zelo. Estou convencido que a Igreja erra neste sentido. Claro que existem casos que poderiam ser impedidos, mas estes são exceções, e o objetivo aqui não é tratar dar exceções (ex.: o casal (ambos) não oficializa o casamento porque um deles recebe pensão e não quer perdê-la).

Última atualização ( Qua, 21 de Abril de 2010 10:28 ) Este artigo foi lido : 5428 vezes  
Comentários (21)
21 Qua, 01 de Setembro de 2010 10:49
Pamela Antonia Matar
O meu caso e como o sr falou no texto acima, eu nao sou casada vivo com meu marido a 4 anos e quero muito me casar pois conheço a palavra de Deus e batizar, tenho 2 filhas , sendo uma delas sindrome de down por este moivo ela tem um beneficio e se eu me casar perdemos perante a lei do homem este beneficio.Eu como conhecedora da palavra sei q Deus abre outras portas e nao me deixara desamparada , mais o meu marido como nao e nao entende , o q eu faço???????????
20 Dom, 29 de Agosto de 2010 02:45
wagner guimaraes
Concordo que e possivel tratar casos e casos, mas ignorar a postura civil dos batizandos a resppeito e um erro sim. Entendo que devemos acreditar numa uniao solida e de bom testemunho, casar e postura nesse sentido, o contrario, ou seja, e duvida o que evidencia a instabilidade do compromisso e das prerrogativas biblicas com relacao a nossa Fe, dai, baseado nisso nao concordo com o batismo, Casos como pessoas que dependem do conjuge, acho que e a escessao que precisa ser tratada com mais cuidado, entendo q quando o conjuge nao aceita , dai nao se pode negar o batismo pois e individual e com significados que nao tem nada haver com casamento, apenas e claro a vida ativa dela na igreja precisa ser orientada com sabedoria.
19 Dom, 29 de Agosto de 2010 02:42
wagner guimaraes
Dizer q as primeiros batismos nao observava tao situacao e muito facil se vc pegar o comportamento social aplicavel a epoca, pois estamos falando de uma cultura muito definida para epoca nesse assunto, com certeza nao haveria situacoes semelhantes a nossa realidade, ou ao menos em volume relevante para houvesse alguma orientacao a respeito.
18 Dom, 29 de Agosto de 2010 02:39
Wagner Guimaraes
De fato casamento e uma coisa e batismo e outra, muito bom os comentarios acima e discutir o assunto e muito importante. E importante na minha opiniao, entender o contexto de cada um na historia, entender o impacto na sociedade emcada epoca. Nao podemos pegar e aplicar conceitos sem contextualizar baseados nos motivacoes que cabe a orientacao de Deus e as motivacoes dos coracoes humanos. Acredito que a igreja nao precisa e nem deve mudar conceitos, pois quando isso ocorre, alguma coisa estava errada . O pr. esta equivocado qto a Lei civil, ela trata nada de novo quando a uniao legal, apenas criou regras ao que chamam de Uniao Estavel e nao casamento de fato, para tratar de assuntos que justamenta causam problemas ao amasiado , relativo a bens e direitos. Diria uma "gambiarra" que o brasil inventou para resolver problemas q os poderosos financeiramento estavam enfrentando, essa e a grande verdade. sendo assim a uniao civil continua a mesma.
17 Seg, 08 de Fevereiro de 2010 22:53
walter miranda lima
Sou PR batista.Chequei a Igreja 2,5 anos e encontrei 2 pessoas membras que não são casadas, no papel. Uma tem 3 filhos vive mais de 8 anos com o marido. A outra mais 10 anos convivencia, com mesmo marido, possui 1 filho e os maridos não querem casar. Faço os desligamentos? Se fizer, estarei condenando-as? A Igreja tem orado, para que os maridos se convertam. Quem é convertido muda de atitudes,faz as coisas certas. Nossa igreja esta realizando dia 20/03/2010, 10 casamentos coletivos, alguns depois serão batizadas.(eles mesmo perceberam que estavam errados). Casamento para mim é compromisso, quem tem não se opõe assinar um papel que mostra disposição de viver a vida toda. "compromisso". Precisamos ter cuidado (caso à caso) neste assundo. Não podemos generalizar tudo da forma que podemos ou não podemos. A palavra de Deus diz: Pelos frutos vos conhecerão. A igreja é soberana para resolver se batiza ou não batiza, vendo as realidades e compromisso dos envolvidos.
16 Seg, 07 de Dezembro de 2009 10:50
pr. fabio soares
eu sabia que ela tinha um namorado e que ele não era crente... Então pergumtei pra ela: -irmã pq vc não se casa com seu namorado? Ela disse: -ah não pastor, já morei junto com um outro rapaz e não deu certo, prefiro morar com meus pais... Aí eu falei pra ela, irmã nesse caso eu não posso te batizar... De fato se olharmos para a bíblia vamos ver que não existe nenhuma regra para o casamento... Isaque queria uma noiva e quando Rebeca chegou.. ele a levou na hora para a tenda que era da mãe dele... eles coabitaram e passaram a ser marido e mulher... Gen. 24:67
Paz do Senhor Pastor, moro com uma pessoa,tenho um filho de meu primeiro casamento, nunca me casei,meu atual marido esta se divorsiando para nos casarmos,mais o divorsio ainda não saiu, eu posso me batisar sem antes me casar Pastor? minha tia falou que o meu Pastor esta sem visão e que eu iria para o inferno junto com ele se me batisase antes de me casar é verdade?
14 Seg, 30 de Novembro de 2009 20:52
Carlos Roberto Carvalho
Olá, pastor! Sou prebítero de uma igreja pentecostal, já algum tempo. Li seu comentario sobre este assunto, e gostei muito, pois este tema é bem polêmico e está sempre ocorrendo em nossos dias, porém, com relação ao casamento de fato, tenho algumas perguntas: 1. O casameto de fato torna uma pessoa legalmente casada, ou só oferece a mesma direitos (bens, pensão,etc) tão como a uma casada no papel. com o intuito de corrigir o problema de desamparo financeiro que ocorria no passado? 2. Como se identificava fornicação na igreja primitiva e como identificar em nossos dias? 3. Caso um casal casados de fatos, se briguem e no dia seguinte queiram casar-se com outra pessoa, existe algo (jursdicialmente) que digam que eles não podem fazer isto por ser casados de fato, como acontece no casamento civil?
13 Qui, 19 de Novembro de 2009 13:22
Daniel rodrigues
Olá, pastor! gostei muito do topico e gostaria que me esclarecesse uma duvida.....fiquei amaziado durante um ano e meio daí nos separamos......perante Deus, é vista da mesma forma que o casamento ou não tem nada a ver ? se eu arrumar outra pessoa estaria adulterando?espero ter sido claro e agradeço ajuda!!!fica na paz
12 Seg, 16 de Novembro de 2009 14:54
Joao Batista da Silva Neto
Quem convence a pessoa do pecado? Seriam lideres de Ministerios?, ou será que é Deus, na figura do Espirito Santo ? Por acaso Deus delegou esta atribuição p/ alguém na Terra ? NÃO.
Acho absurda a maneira que tratam as pessoas que pecam, afinal todos pecamos, na maioria das igrejas evangelicas. Excluem, colocam em disciplina, retiram do pulpito. Quando pessoas sem preparo, quer seja espiritual ou ntelectual, assumem o papel de "Porteiros do Ceu" acontecem estas aberrações anti-biblicas. Deus comissionou os cristãos a pregarem o evangelho a toda criatura e levarem as pessoas a Cristo, tudo o mais é trabalho de Cristo e do Espirito Santo.
Na questão do batismo, olhemos para o batismo que praticava o maior profeta que já existiu, Joao Batista mesmo chamando os publicanos de "RAÇA DE VÍBORAS" e proclamando que eles estavam batizando-se apenas para tentar fugir da ira vindoura, NÃO REJEITAVA-LHES o batismo, apesar de não verificar conversao ou arrenpendimento genuino.
11 Dom, 11 de Outubro de 2009 17:06
josias velozo
Tambem tenho algumas duvidas, porque batismo em meu entendimento, e muito mais serio que desenvolver atividades, lider de depto etc... mas segundo o ensino biblico, nao estariam os amasiados em condicao de "adulterio"? Uma coisa e os amasiados nunca terem casado antes com outra pessoa, e outra coisa e eles serem separados, mas ainda nao divorciados, e ja estarem ligados a uma outra relacao. E muitos deles forcam a barra pra trabalhar na igreja, pergunto: Como vao ensinar acerca do casamento? que suporte terao? Me ajudem
10 Dom, 04 de Outubro de 2009 14:42
vandim
Vejo que hoje em dia quem defende a moral e os bons costumes,quem tenta aplicar o que diz a Biblia no nosso dia a dia é taxado de PRECONCEITUOSO.A Biblia diz que é pecado mas quase todo mundo faz,então temos que analisar com carinho não podemos excluir eles dizem.Corcordo que não se deve excluir ninguém,mas o erro é erro e pronto doa a quem doer.Não é a Biblia que tem que se adequar ao povo é o povo que tem que se adequar a Biblia.Eu não posso dizer fulano está condenado por isso ou por aquilo,mas eu posso dizer sim fulano está errado por tal atitude.Não me importa que as ´pessoas ao ouvirem a verdade não aceitem e queiram abandonar a Igreja o que importa é a verdade sempre.
9 Ter, 29 de Setembro de 2009 12:42
Walcyr da Silva Ferreira (pastor)
Sem preconceito, essa é a verdade; a palavra de Deus nos dá orientações que uma vez seguidas permitirá que tratemos o assunto na igreja com amor, respeito e bom senso. Não podemos permitir que os valores e conceitos da sociedade que ignora os ensinamentos bíblicos, nos levem a moldarmos a doutrina de Jesus, que norteia a igreja, para agradarmos a qualquer tendência imposta pela sociedade. Todas essas questões tem um fim único: depreciar o verdadeiro conceito de família, e desqualificar o verdadeiro papel da igreja que proclama o Evangelho de Jesus Cristo. Que cada um em seu Ministério tenha em mente e ponha em pratica as recomendações do apóstolo Paulo, em Romanos 12:1-2.
8 Sex, 25 de Setembro de 2009 08:37
Pr. Sergio Valadares
olá querido pAstor !!!

No que diz respeito ao batismo, a ordem é que o convertido seja batizado, independente do estado em que se encontra. Quando Pedro pregou em Atos 2:41 diz que "foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas". Não acredito que tenha sido viável examinar cada pessoa ali para que fosse batizada, já que a única condição era terem recebido o evangelho. "Foram batizados os que receberam a sua palavra". a grande confusão é que as denominações geralmente consideram o batismo como a entrada para a comunhão, o que é errado. Então há denominações que batizam novamente pessoas já batizadas para considerá-las membros daquela denominação específica, não reconhecendo que há um só batismo. Por isso criam uma série de condições para o batismo (algumas exigem que se concorde com o pagamento do dízimo para o candidato a batismo), o que não tem respaldo bíblico.
7 Qua, 09 de Setembro de 2009 10:41
Pr. Eli Rocha
Prezado pastor, em meu pastorado (batista) "levei" a igreja a aceitar um casal em união estável. A mulher foi evangélica (outra denominação foi aceita por aclamação)e queria retornar;. o marido era pai de membro de nossa igreja. Ela foi aceita por aclamação e ele foi batizado. Ela faleceu um ano depois de câncer, o marido se juntou a outra mulher e hoje está excluído. Não sei se valeu a pena "levar" a igreja a aceitar o casal. Nunca mais farei isso.
6 Dom, 06 de Setembro de 2009 00:13
Pr.Ivan Pereira
A lei não fala de casamento de fato em termo legais, mas sim para o direito a pensão, e outros direitos, nunca fala em legalidade em cartório. E este só acontece quando é reivindicado por um dos dois depois de um racha na convivencia. As pessoas que vivem amasiadas não se preocupam em se legalizar porque não tem compromisso com Deus. Mas logo que se convertem, desejam casar-se legalmente no catório para tornar-se membro da igreja através do batismo e não fazem isso pensando em bens, mas sim em andar correto diante da lei. a lei não estinguiu o casamento, e sim, deu direito aos que não querem casar O DIREITO de ficar ampara por aquele que enrola a outra, sem casar ou se legalizar.
5 Ter, 25 de Agosto de 2009 18:53
Emanuel Silvério da Silva
A paz do Senhor amados , sou Pastor e estou buscando entendimento sobre este assunto , confesso que gostei muito dos argumentos citados aqui , mais gostaria de deixar uma reflexão , casados de fato ou legalmente , batizar amasiados ou não batisar , a dois grupos de pessoas que acreditam em uma determinada visão , agora todas estas pessoas por ter acreditado em uma visão e seguido ela será que esta decisão vai mudar alguma coisa para lelas em relação a salvação de suas almas ? E aquelas q foram contrarias será que estão fora da visão de Deus ? ou melhor qual é a visão de Deus sobre este assunto ?
4 Qui, 06 de Agosto de 2009 00:33
Henrique Moura
Realmente isso é complicado, pois, quando se tratar do bastimo temos que levar em conta, que esse ato só é validado mediante o interesse vamos dizer assim do "pecador", se no caso é um casal, entendo que eles querem se converter mediante a palavra de Deus sendo assim seriam batizados e casariam ou o inverso, pois o batismo não é para pessoas "santas" e sim para pessoas arrependidas.. a bíblia é tão clara acerca do casamento como é acerca do batismo, quero dizer é primordial casar é, mas não podemos vetar ninguem a se batizar,

Outroa assunto acerca do casamento que me intriga, é em que momento da nossa história o poder sobre a união matrimonial sai do sacerdote e passa para o estado.
3 Qua, 29 de Julho de 2009 10:53
TM
Pr é um tema Polêmico. A igreja deve SER e se MANTER como coluna da verdade segundo a bíblia.quais as consequencias de batizar um casal amasiado para um igreja, n estará dizendo olha jovens e sociedade amasiar n é problema?Terá direito de disciplinar o solteiro que resolver se amasiar? n sou e n queros er dona da verdade, é um tema polêmico, até agora o que sei é que batizar amasiado NÃO PODE SER REGRA , mais quem sabe EXCEÇÃO.
2 Seg, 27 de Julho de 2009 23:58
Cristina
continuação:
4. Como tratar "um novo casamento de fato" dentro da igreja?
5. Que conselhos o pastor daria para um casal de noivos? Casar-se civilmente ou não?
6. O pastor realiza cerimônia religiosa sem que exista a civil?
Agradeço sua atenção.
1 Seg, 27 de Julho de 2009 23:56
Administrator
Olá, pastor! Sou missionária e esposa de um pastor Batista, e "preparo" pessoas para o bastismo já algum tempo. Li seu comentario sobre este assunto, e gostei muito, pois este tema é bem polêmico e está sempre ocorrendo em nossos dias, porém, com relação ao casamento de fato, tenho algumas perguntas: 1. O casameto de fato torna uma pessoa legalmente casada, ou só oferece a mesma direitos (bens, pensão,etc) tão como a uma casada no papel. com o intuito de corrigir o problema de desamparo financeiro que ocorria no passado? 2. Como se identificava fornicação na igreja primitiva e como identificar em nossos dias? 3. Caso um casal casados de fatos, se briguem e no dia seguinte queiram casar-se com outra pessoa, existe algo (jursdicialmente) que digam que eles não podem fazer isto por ser casados de fato, como acontece no casamento civil? ...

Adicione seu comentário

Seu Nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Comentário (você pode usar tags HTML aqui):
Banner

Video do Dia

 

Epístolas

Gostaria de receber nossas novidades por email? Assine a Epístolas do Pastor

Enquetes

Para você, homossexualismo é
 





Missões